A construção de um legado pelas lideranças femininas na política brasileira será tema especial na plenária principal da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada entre os dias 19 e 22 de maio, na capital federal. O objetivo do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) é ao longo dos próximos quatro anos celebrar datas importantes focadas no fomento da participação da mulher na política brasileira. Em 2027, o MMM celebrará 10 anos e, no ano seguinte, será celebrado o centenário da eleição de Alriza Soriano, primeira mulher eleita prefeita de um Município na América Latina.
Com a presença de prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e primeiras-damas, o MMM busca promover uma série de reflexões e debates sobre a construção de um legado e a importância da mulher na política, com destaque para a reflexão sobre os primeiros meses de gestão após as eleições municipais do ano passado e os passos fundamentais para uma gestão exitosa ao longo dos próximos quatro anos. O encontro ainda será um espaço para o compartilhamento de boas práticas e experiências compartilhadas pelas gestoras municipais.
Liderado por Tania Ziulkoski, o Movimento foi lançado durante a edição da Marcha do ano de 2017. De lá pra cá, o MMM se consolidou como primeiro movimento municipalista feminino apartidário brasileiro. Ao fazer um balanço destes anos de atuação, a presidente do MMM traz um apelo às mulheres. “Permanecemos firmes no propósito de dar visibilidade e compartilhar, entre gestoras e legisladoras públicas, as práticas bem-sucedidas que promovem a inserção da mulher na política, motivando-as e preparando-as para o exercício de mandatos nos poderes locais e com ações exitosas que combatem a violência de gênero e buscam o empoderamento feminino. Desde sua fundação, o MMM observa e celebra o crescimento de prefeitas, vices e vereadoras, eleitas e a cada ano busca desenvolver atividades com o propósito de que esse crescimento seja permanente e cada vez maior”, destaca.
Inscrições
Prefeitos e prefeitas de Municípios filiados à CNM e com a contribuição em dia têm direito à participação gratuita na Marcha. A Confederação emite certificado para os participantes, desde que cumpram 70% da carga horária total do evento. Os certificados são disponibilizados online em até três dias úteis, no site da Marcha.
Fonte: Confederação Nacional de Municípios – CNM